2005-12-16

"A biblioteca é o templo do saber, e este tem libertado mais pessoas do que todas as guerras da história." (Carl Rowan)
Anjos e Demónios, de Dan Brown
Publicado pela Bertrand Editora, 586 págs.

Este romance (para quem já leu o Código da Vinci) é mais do mesmo. Boa exposição de ideias, leitura compulsiva....peca por ser repetitivo em termos estruturais da história (Robert Langdon-Assassinato-Simbologia-Traição). Em termos de conclusão tem tanto de genialidade como de ridículo. Espero que Dan Brown, apesar de ser um excelente contador de histórias, evolua um pouco mais. Creio que a mudança de temática assim como a estrutura das obras só iriam beneficiar a escrita do autor. Adoraria ver ser publicada a história do 11 de Setembro e a teoria da conspiração por Dan Brown.
Para quem não leu nada do autor e esteja interessado recomendo apenas a leitura desde livro, pois contém uma história mais interessante do que as restantes obras do autor.
Estou a pensar se dou mais uma hipótese à escrita de Dan Brown, caso ceda vou concluir a trilogia de Robert Landon com Fortaleza Digital. Pois apesar de tudo simpatizei com a personagem.
“Quando um famoso cientista do CERN é encontrado brutalmente assassinado, o professor de simbologia RobertLangdon é chamado para identificar o estranho símbolo gravado no peito do cientista. A sua conclusão é avassaladora: a marca é de uma antiga Irmandade chamada Iluminatti, supostamente extinta há séculos e inimigada Igreja Católica.Em Roma, o Colégio dos Cardeais está reunido para eleger um novo Papa quando se apercebe do rapto de quatro cardeais, ao mesmo tempo que a Guarda Suíça é informada de que uma perigosa arma está na Cidade do Vaticano com o propósito de a destruir. Robert Langdon – quem não o conhece? – ajudado desta vez por Victoria Vetra, cientista do CERN, procura desesperadamente a antimatéria no meio das intricadas pistas deixadas pelos Iluminati, lutando contra o tempo para salvar o Vaticano.”

2005-12-03

"Um livro é um pássaro com mais de cem asas para voar" (Ramon Gomez de la Serna)