2006-02-15

O Historiador de Elizabeth Kostova
Publicado pela Gótica, 598 págs.

Com a leitura deste primeiro romance de Elizabeth Kostova creio que ficamos com a sensação de que a autora já escreve há imenso tempo, dada não só pela qualidade da escrita como também a pela imaginação da autora na criação original de todo um enredo à volta de vários personagens ao longo do romance. Com uma história, onde factos reais e fantasia se misturam em torno da mítica e real personagem de drácula, a autora consegue nos transportar quer através do tempo, desde o século xv até a actualidade, quer numa viagem pela Europa onde nos consegue dar importantes lições de História acerca da cultura dos países de leste. Tanto assim é que ficamos convencidos de que é necessário mais do que apenas uma leitura da mesma para abarcar toda a informação histórica retida na obra.
Os pontos fracos do romance de Kostova baseiam-se essencialmente na delonga da autora no número de páginas do romance, facto que por vezes cansa até o leitor mais dedicado. A juntar a esse facto, um final pouco exigente e para muitos decepcionante dado o interesse despertado nas páginas iniciais.
Ainda assim a autora está de muitos parabéns pois conseguiu uma grande obra, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos e em que os direitos para cinema já foram adquiridos. Resta penas esperar pela versão cinematográfica e por mais uma oportunidade para voltar a reler a obra.

“Uma noite, ao explorar a biblioteca do pai, uma jovem mulher encontra um livro antigo e um maço de cartas amareladas...As cartas abrem caminho para um dos poderes mais perversos que humanidade já conheceu...É uma busca da verdade sobre Vlad O Empalador, o governante medieval.”