2006-08-06

Biblioteca, de Zoran Zivkovic
Publicado por Cavalo de Ferro, 92 págs.


Para quem se lembra das séries televisivas 5ª dimensão ou mesmo limites do terror, irá encontrar algumas semelhanças neste pequeníssima obra, digo em termos de obscuridade nas histórias.
Constituído por seis contos sendo sempre, a temática em primeiro plano as bibliotecas e por vezes os utilizadores das mesmas.
Escrito com uma linguagem simples e clara, a leitura deste livro é recomendável a qualquer pessoa. Uma vez começada a sua leitura ficamos com uma surpreendente curiosidade de ver como tudo acaba em cada conto.


"Com o World Fantasy Award de 2003 (para a categoria Best Novella) aliado à boa impressão deixada por críticas anteriores a pavimentarem a entrada para a Biblioteca, não esperava outra coisa se não uma agradável leitura. E não foi preciso atravessar todas as seis homónimas surreais que habitam esta obra para perceber que percorreria tal caminho até à última página.
Uma biblioteca virtual revelando as futuras possibilidades da biobibliografia de um escritor, uma infindável biblioteca particular distribuída por correio, uma biblioteca nocturna possuídora dos segredos mais profundos do nosso ser, uma biblioteca infernal gerida por um Diabo atento e moderno, uma efémera biblioteca mínima compilada num só volume e uma biblioteca requintada manchada pela desonrosa presença de um livro de bolso.
Todas elas descritas num tom cativante e, por vezes, até divertido, em que tomamos conhecimento da posição das personagens face ao sobrenatural com que são confrontadas: raiva, resignação, perturbação, espanto, medo e estupefacção, observando a evolução da sua atitude em seis histórias que confluem para uma só num desfecho inesperado.
Apesar da tradução de Arijana Medvedeć não ser excelente, apresentando até algumas incoerências, fica o desejo de poder ver o resto da sua obra traduzida para português.
É também mais uma prova de que se escreve fantástico original e de grande qualidade fora dos mercados anglófonos."